Centro de Estudos e Formação

Telma Weisz

 

NOSSAS ANDANÇAS

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POR TRÁS DAS LETRAS


O que: Conjunto de vídeos e textos produzidos pela Drª Telma Weisz 
 

Objetivo: Oferecer para os professores alfabetizadores um material de reflexão sobre a prática  pautado no conhecimento da Psicogênese da Língua Escrita


Instituição em que foi desenvolvido: Fundação para o Desenvolvimento da Educação – FDE / Secretaria de Educação do Estado de São Paulo


Ano de produção: 1992

 

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PROGRAMA PCN EM AÇÃO


O que: Programa de Formação desenvolvido pelo MEC em parceria com Secretarias estaduais e municipais de forma articulada com a implementação  dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Objetivo: Aprofundar o estudo dos Referenciais Curriculares elaborados pelo MEC, favorecendo o desenvolvimento profissional de professores e especialista em educação, com o propósito de criar novas possibilidades de trabalho com os alunos e melhorar a qualidade de suas aprendizagens. 
Materiais  que compõem: Material impresso organizado em módulos orientadores de estudo dos Parâmetros e Referenciais Curriculares Nacionais 
Instituição em que foi desenvolvido: Ministério da Educação (elaboração)
Ações do programa: Criação de pólos de apoio a partir de uma rede de formadores contratada pelo MEC, distribuição dos Referenciais Curriculares, divulgação dos programas da TV Escola e realização de seminários sobre formação de formadores em parceria com as universidades e outras instituições.  
Realização: Secretarias de Educação de Estados e Municípios brasileiros
Período: 1999 a 2002

 

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PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES - PROFA 


O que: Curso destinado a professores alfabetizadores e equipes de secretarias de educação.  
Objetivo: Socializar o conhecimento disponível sobre a didática da alfabetização, tendo como apoio 30 programas de vídeo gravados em salas de aula de alfabetizadores experientes. Contribuir para formação de quadros estáveis de profissionais capazes de desenvolver a formação continuada de professores alfabetizadores
Materiais  que compõem: Vídeos produzido em salas de aula; Guias para os formadores; Coletânea de textos para os cursistas; Guia metodológico para o formador 
Instituição em que foi desenvolvido: Ministério da Educação (elaboração) 
Realização dos cursos:Secretarias de Educação de Estados e Municípios brasileiros
Período: 2000 a 2002

 

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 PROGRAMA LETRA E VIDA 

(Trata-se do PROFA, que recebe este nome, ao ser desenvolvido no Estado de São Paulo) 
 

O que: Curso destinado a professores alfabetizadores e coordenadores pedagógicos do Ciclo Inicial.  
Objetivo: Socializar o conhecimento disponível sobre a didática da alfabetização, tendo como apoio programas de vídeo gravados em salas de aula de alfabetizadores experientes. Contribuir para formação de quadros estáveis de profissionais capazes de desenvolver a formação continuada de professores alfabetizadores
Materiais  que compõem: Vídeos produzido em salas de aula; Guias para os formadores; Coletânea de textos para os cursistas; Guia metodológico para o formador 
Instituição em que foi desenvolvido: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo 
Realização do curso: Diretorias de Ensino do Estado de São Paulo
Implantação: 2003 a 2006

 

PROJETO NEM UM A MENOS

 

O que: Curso  destinado a professores do Ensino Fundamental II, adaptado e estruturado a partir do PROFA.

Objetivo: Oferecer formação para os professores do Ensino Fundamental II pautado no resgate da responsabilidade para com a aprendizagem de todos os alunos e na reflexão sobre o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita.   

Instituição em que foi desenvolvido: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Realização do curso: Diretorias de Ensino do Estado de São Paulo (da capital)

Ano de realização: 2004

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SARESP

Sistema de avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo

 

O que: Elaboração das Provas para avaliação do Rendimento Escolar de Língua Portuguesa no Ciclo Inicial. Orientação da aplicação por videoconferência; Orientação e acompanhamento da correção.

Materiais  que compõem: Provas para os alunos;  Manual de correção e elaboração de relatório.

Instituição em que foi desenvolvido: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Período:2003 a 2015. 

 

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PROGRAMA LER E ESCREVER

 

O que:  Intervenção na gestão pedagógica envolvendo a formação de supervisores, diretores, Coordenadores e professores a fim de melhor as aprendizagens dos alunos.

Objetivo: Realizar ações diversas com a finalidade de melhoria da escola e do desempenho dos alunos: 

  - Cursos para Gestores Pedagógicos (Supervisores, Diretores e Coordenadores Pedagógicos);

  - Convênios com Universidades ou Institutos Superiores de Educação para inclusão de estagiário nas classes de alfabetização

  - Criação de Classes de PIC – Projeto Intensivo no Ciclo I, salas com condições diferenciadas para atender as crianças que não se apropriaram do sistema alfabético no final do 3º ano.

  - Acervos de livros, revistas e outros materiais de apoio

Materiais que compõem: Guias de Planejamento e Orientações didáticas para os professores – de 1º ao 5º ano, material do aluno e videoconferências.

Instituição em que foi desenvolvido: Inicialmente na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (2005); a partir de 2007 na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo; Nos municípios do Estado de São Paulo em parceria com a SEE/SP a partir de 2010. 

Período: 2005 a 2015

 

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PIC – PROJETO INTENSIVO NO CICLO

 

O que: Curso para professores do Projeto Intensivo no Ciclo - PIC  

Objetivo: Oferecer formação  específica aos professores que atuavam nas classes de PIC – Projeto Intensivo no Ciclo I (salas com condições diferenciadas para atender as crianças que não se apropriaram do sistema alfabético no final do 3º ano).

Materiais que compõem: Vídeos produzidos em salas de aula de PIC e 1º ano; Material impresso para a formação dos professores.

Instituição em que foi desenvolvido: Fundação para o Desenvolvimento da Educação – FDE / Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Ano de produção: 2009