Centro de Estudos e Formação

Telma Weisz

 

CURSOS, PALESTRAS E OFICINAS

Curso Presencial - Língua Portuguesa

1. Alfabetização de crianças no 4º e 5º. anoscom o objetivo pontual de contribuir para a correção idade/série, o curso discute a importância do planejamento e ajustes nas situações didáticas de forma a apoiar tanto o resgate da autoestima e da crença na capacidade de aprender desses estudantes que não compreenderam o sistema de escrita nos anos iniciais, quanto o papel de sujeito de aprendizagem por meio da tematização de propostas didáticas que articulem a construção do sistema de escrita e o acesso às práticas de linguagem.

 

2. As práticas de linguagem: leitura neste curso a prática de leitura, fundamental para a formação de sujeitos críticos, é enfocada nas diferentes modalidades do trabalho em sala de aula: leitura em voz alta, colaborativa, programada, roda de leitores etc. com aprofundamento em uma delas. Para conhecer os conteúdos envolvidos nesta prática os participantes analisarão situações de aprendizagem realizadas nas redes públicas, além de conhecerem projetos de leitura envolvendo os principais conteúdos que permitem ampliar a capacidade de compreensão leitora dos estudantes a curto prazo.

 

3. As práticas de linguagem: produção de texto com o objetivo de analisar as operações envolvidas na prática de produção de textos numa concepção de linguagem que tem como foco a interação entre os sujeitos. Neste curso são analisadas situações de produção realizadas em salas do ensino fundamental com diferentes gêneros discursivos.

 

4.Alfabetização no 1º ano: ênfase na compreensão pelo professor do processo de construção da escrita alfabética pelo qual as crianças passam, com atividades que consideram a importância da organização das interações produtivas; a análise e  planejamento de situações didáticas a partir das situações comunicativas do cotidiano escolar e de sequências didáticas para ensino da leitura e da escrita de modo a favorecer a compreensão do sistema de escrita de todas as crianças no 1º ano. 

 

5. É com Z ou com S? É com L ou com U?: o trabalho de ortografia com estudantes do 3º ao 5º ano tem como objetivo possibilitar a compreensão de como a ortografia está organizada, sua natureza e características e a tomada de consciência que para sua aprendizagem acontece muito mais pela construção/compreensão dos princípios gerativos do que pela memorização. Além dessa reflexão, no curso serão tematizadas situações didáticas para o ensino e aprendizagem da ortografia, análise de materiais dos estudantes buscando identificar a natureza dos erros e planejamento do trabalho didático que atenda às suas necessidades em curto-prazo.   

 

6. Planejamento de situações formativas: por meio dos diferentes conteúdos que circulam na sala de aula – tem como objetivo apoiar os coordenadores pedagógicos na identificação das necessidades de aprendizagem de seus professores, na seleção e análise de materiais videográficos, eleição do conteúdo formativo, edição de vídeo, planejamento da pauta.   

 

7. Revisar para aprender a escrever: o curso coloca a revisão como parte integrante do processo de aprendizagem da produção escrita, com análise de textos de estudantes, planejamento e sugestões de intervenções para tornar o texto bem escrito tanto no que se refere aos conteúdos discursivos (respeito às características dos gêneros, coerência) quanto aos textuais (pontuação e uso de organizadores textuais) entre outros.

 

8. Compreendendo e produzindo textos com uso de tecnologias digitais: a escola não pode mais negar as ideias em torno de uma educação para o multiletramento, considerando as formas de recepção e produção. Desse modo o curso busca refletir sobre a necessidade de uma nova forma de ler e produzir textos na escola, a partir da articulação entre diferentes linguagens (verbal, imagética (estática e em movimento), gestual e sonora) ampliando a participação de professores e estudantes em práticas multiletradas. A proposta permite aos participantes a construção de projetos de trabalho a serem desenvolvidos em ambientes digitais com produtos finais de textos multimodais.